sexta-feira, 26 de julho de 2013

Investir na bolsa é como qualquer outro investimento

Hoje almocei com uma amiga que trabalha em uma grande multinacional de auditoria e consultoria. Começamos a conversar sobre investimentos e a necessidade de ela ter outros negócios e fontes de renda e comecei a falar sobre os meus investimentos. 

Qual foi a primeira reação dela e de um amigo que esta presente? "A bolsa é algo arriscado e eu sou muito conservadora".

Interessante ouvir algo assim de uma pessoa que conhece bastante de empresas e finanças. 

As pessoas tem este tipo de percepção, pois na maior parte dos casos elas imaginam que só se ganha dinheiro através da compra e venda de ações. Mas, que tal compararmos o investimento em ações a um apartamento que você compra para investir?

Imagine que você faça como uma amiga minha que olhou 84 apartamentos antes de comprar um. Você investiu seu tempo e por diversos critérios você conseguiu escolher um. Através desta escolha criteriosa hoje seu apartamento valorizou mais que a média e você recebe um bom aluguel.

No investimento em ações é a mesma coisa. 

Quando você investe e as empresas lucram, parte deste lucro é distribuído para você na forma de dividendos. Se você escolheu uma boa empresa e pagou um preço justo, ao longo do tempo ela vai se valorizar. 

Hoje você consegue comprar algumas ações que distribuem mais de 8% do valor investido apenas na forma de dividendos (e outras formas), além da valorização que você consegue ganhar se fez uma boa escolha. 

Agora me responda, algum imóvel paga 8% do seu valor em aluguel? Se souber, me fale!

No próximo tópico vou exemplificar isso que disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário